Lisboa - O turismo brasileiro em Portugal teve um desempenho negativo em abril. O número de dormidas de cidadãos brasileiros nos hotéis portugueses no quarto mês do ano foi de 105 mil, menos 18,6% do que no mesmo mês de 2014, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre os dez principais mercados emissores de turistas estrangeiros para Portugal o Brasil foi o que teve a maior queda. A atividade turística lusa em abril teve ainda comportamentos negativos por parte dos espanhóis (menos 11% de dormidas), irlandeses (recuo de quase 6%) e britânicos (descida de 3,4%).

Em termos acumulados, de janeiro a abril deste ano o turismo brasileiro em Portugal gerou quase 375 mil dormidas, um número que corresponde a um crescimento de 1,8% face ao primeiro quadrimestre do ano passado, segundo o INE. Longe das taxas de crescimento alcançadas em janeiro e fevereiro.

Apesar da descida, o Brasil continuou a ser até abril o sexto maior mercado emissor de turistas estrangeiros para Portugal, atrás de Reino Unido (que gerou 1,6 milhões de dormidas), Alemanha (1,3 milhões), Espanha (763 mil), França (680 mil) e Holanda (quase 524 mil).

De acordo com o INE, Portugal registou nos primeiros quatro meses do ano 7,8 milhões de dormidas de turistas estrangeiros, mais 6,8% do que no mesmo período de 2014. Já o turismo nacional cresceu 9,1%, para 3,3 milhões de dormidas até abril.

Segundo a mesma fonte, no mês de abril as receitas dos estabelecimentos hoteleiros portugueses subiram 7,8%, para 182,7 milhões de euros, mas no acumulado desde o início do ano o crescimento é de 12,2%, para 511,6 milhões de euros de proveitos totais.

Globalmente, os números do turismo em Portugal em abril revelaram uma desaceleração do crescimento que tinha sido registado em março.

O INE indica ainda que nas diferentes tipologias de alojamento, no mês de abril os hotéis e pousadas tiveram um crescimento do número de dormidas de 5,5%, mas os hotéis-apartamentos e os apartamentos e aldeamentos turísticos sofreram uma queda na procura.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription