Nova York - Os países do mundo receberam durante o primeiro semestre 538 milhões de turistas estrangeiros. Os números são da Organização Mundial do Turismo, OMT, que destaca o aumento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Europa, Ásia Pacífico e Oriente Médio foram as regiões que registraram o maior aumento, recebendo 5% a mais de turistas internacionais entre janeiro e junho. Na sequência vem a região das Américas, com 4%.

Com o euro mais fraco em relação a outras moedas, mais turistas visitaram o continente europeu. Na Ásia, o Japão chegou a receber 47% a mais de viajantes, seguido da Tailândia.

Já o dólar forte levou muita gente a deixar os Estados Unidos e viajar para outros países. A América do Norte, o Canadá e o México receberam 8% a mais de turistas.

Sobre a América do Sul, a OMT destaca que muitos países apresentaram bons resultados, mesmo com muitos brasileiros adiando suas viagens. A agência faz referência à desaceleração do crescimento no Brasil e à desvalorização do real contra o dólar e o euro.

Segundo a OMT, os dados sobre a África são limitados, mas a previsão é de que a movimentação de turistas no continente tenha diminuído 6%. A queda é um impacto dos ataques terroristas em países da região e do surto de ebola.

Ao divulgar o balanço, na quinta-feira, a agência informou que a segurança continua sendo uma preocupação global. A desaceleração de economias de países emergentes, o menor preço do petróleo e flutuações do câmbio também impactaram o turismo no primeiro semestre do ano.

O secretário-geral da OMT declarou que "apesar da volatilidade, o setor continua se consolidando de forma positiva". Taleb Rifai pede mais apoio ao setor, que segundo ele, ajuda na criação de empregos, no crescimento econômico e na inclusão social.

Para todo o ano de 2015, a previsão da OMT é de um aumento entre 3% e 4% da movimentação de turistas internacionais.

 

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription