Lisboa - O turismo brasileiro em Portugal teve em novembro mais um mês negativo, com os cidadãos brasileiros a realizar 69 mil dormidas nos hotéis portugueses, menos 19% do que em novembro de 2014, de acordo com os mais recentes números do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O registo de novembro foi o mais baixo de todo o ano 2015 (os dados de dezembro não estão ainda publicados) e fica também 51% abaixo do número de dormidas que os turistas brasileiros geraram em Portugal em outubro.

Segundo as estatísticas do INE, desde fevereiro de 2014 que os hotéis portugueses não recebiam um número tão reduzido de turistas brasileiros. Nesse mês o Brasil gerou cerca de 54 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses.

A queda de 19% (face a novembro de 2014) foi também a maior descida na procura dos hotéis lusos pelos turistas estrangeiros entre os dez maiores mercados emissores, superando largamente o recuo de 3,1% das dormidas de cidadãos franceses nos hotéis portugueses. De resto, todos os principais mercados emissores de turistas estrangeiros apresentaram crescimento em novembro.

Em termos acumulados, os hotéis portugueses nos primeiros onze meses de 2015 tiveram uma descida de 2% na procura por parte dos turistas brasileiros. Na contagem desde o início do ano o Brasil é mesmo o único mercado internacional em queda no número de dormidas faturadas pelos hotéis portugueses.

Globalmente, o turismo estrangeiro em Portugal em novembro cresceu 7,4%, para 1,7 milhões de dormidas, e de janeiro a novembro teve uma subida face a 2014 de 7,1%, para 33 milhões de dormidas. Já o turismo doméstico cresceu 10,8% em novembro e 5,1% no acumulado do ano.

Os dados do INE mostram ainda que os hotéis portugueses contabilizaram em novembro receitas de 125 milhões de euros, mais 11,9% do que em igual período de 2014. Em termos acumulados, de janeiro a novembro a faturação da hotelaria lusa aumentou 13,6%, para 2,36 mil milhões de euros.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription