Rio de Janeiro - Os governos de Portugal e do estado do Rio de Janeiro vão assinar na próxima terça-feira (27), no Palácio Larajeiras, na capital fluminense, um protocolo de cooperação tecnológica, visando a internacionalização de startups. O acordo foi estbelecido entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio e a Secretaria de Estado da Indústria (SEI) do governo português.

O procolo irá possibilitar a realização de missões, projetos e programas, visando fomentar o intercâmbio para a internacionalização de startups.

O documento será assinado após o seminário "Portugal Hub Atlântico – Ecossistema Empreendor", cujo objetivo é unir esses dois países no incentivo à inovação tecnológica, informa o governo estadual do Rio.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o encontro será uma importante troca de experiências. Durante a programação, os representantes portugueses terão contato direto com o empreendedorismo do Estado e programas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação, realizados através de vários programas desenvolvidos pelos órgãos vinculados à secretaria, como a Faperj, a Faetec e a Uerj.

"Considero essa uma parceria muito positiva para os dois países. Tanto a nossa secretaria quanto a Secretaria de Estado da Indústria [de Portugal] desenvolvem programas de fomento ao desenvolvimento da iniciativa empresarial, como o Startup Rio, Startup Portugal, Startup Lisboa, focados em inovação, empreendedorismo e criação de empresas nascentes de base tecnológica. Tudo isso através da combinação de infraestrutura, educação, mentoria, networking, consultorias e subvenção econômica", segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, citado no portal do governo estadual.

Durante o evento, no Palácio Laranjeiras, Gustavo Tutuca apresentará o Startup Rio, programa que tem como objetivo formar uma nova geração de empreendedores digitais do estado. Já o secretário da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, falará das medidas dedicadas a startups brasileiras que queiram se lançar em Portugal, previstas na estratégia do país para o empreendedorismo, a Startup Portugal, e apresentará o Web Summit, maior evento tecnológico e de startups do mundo, que acontecerá nos próximos três anos, em Lisboa.

Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio, Otakar Svacina, que participou de uma missão internacional a convite do governo português, existe total sinergia entre os segmentos econômicos alvos dos programas de fomento no Brasil e Portugal, que hoje são, respectivamente, Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

A assinatura do protocolo faz parte de uma missão do Governo português que estará  segunda (26) e terça-feira (27) no Rio de Janeiro. Os portugueses também visitarão o espaço de coworking do Startup Rio, o Parque Tecnológico UFRJ e a Incubadora da PUC-RIO.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription