Depois dos Estados Unidos e da Ásia, a Universal Studios vai abrir o primeiro parque temático europeu em 2031.
No meio de uma guerra comercial entre o Reino Unido e os Estados Unidos, o Governo britânico anunciou os novos planos da Universal para a construção do maior parque temático da Europa em Bedford.
“Hoje fechámos o acordo sobre um investimento de vários milhares de milhões de libras que vai dar a Bedford um dos maiores parques de entretenimento da Europa, colocando o condado no palco global”, declarou o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
O primeiro parque europeu da Universal vai juntar-se à lista de parques temáticos da empresa norte-americana em Orlando, na Flórida; Los Angeles, na Califórnia; bem como em Osaka, no Japão; Sentosa, em Singapura e em Pequim, na China.
O plano de 50 mil milhões de libras (58 mil milhões de euros) para trazer os Universal Studios para o Reino Unido prevê que a construção seja feita numa antiga zona industrial chamada Kempston Hardwick brickworks. O local de 3 km2, perto de Bedford, fica a cerca de 90 milhas do centro de Londres, ou seja, a cerca de uma hora de comboio.
Com abertura prevista para 2031, o novo parque temático vai criar cerca de 28.000 postos de trabalho: 20.000 na construção e 8.000 em funções criativas e de hotelaria. Prevê-se que 80% dos trabalhadores sejam recrutados naquela zona.
Quando estiver a funcionar, o Universal Studios UK espera atrair até 8,5 milhões de visitantes por ano, com os hóspedes a poderem ficar num hotel com 500 quartos.

Em termos de escala, o parque vai ser quase quatro vezes maior do que a Disneyland de Paris. Embora se espere que a afluência de público deva ficar ligeiramente aquém do parque temático sediado em França, que registou mais de 10 milhões de visitantes em 2023.
Não foram confirmadas quaisquer atrações ou áreas para o novo parque britânico. Os outros cinco parques nos Estados Unidos e na Ásia têm atrações baseadas nas principais produções da NBCUniversal.
Graças à colaboração de longa data da empresa com o realizador Steven Spielberg, as atrações têm sido frequentemente baseadas nos seus filmes, incluindo Parque Jurássico, Tubarão e E.T.* O filmes Harry Potter, Os Simpsons e a Nintendo também têm feito parte dos temas dos parques pelo mundo.
Em 2016, a NBCUniversal assinou um acordo de sete anos com a Warner Bros. para os direitos televisivos das franquias Harry Potter e Animais Fantásticos, o que lhe permitiu criar áreas dedicadas ao mundo dos feiticeiros nos parques na Florida, na Califórnia, no Japão e China.
“Não se trata apenas de trazer grandes criações norte-americanas para a Grã-Bretanha, trata-se também de mostrar grandes criações britânicas ao mundo”, disse à imprensa a secretária da Cultura, Lisa Nandy. “Coisas como James Bond, o urso Paddington, coisas como Harry Potter. Temos muito para nos orgulharmos”.

Para criar o parque temático, a Universal compromete-se a melhorar a estação de comboios local de Wixams, bem como a construir uma nova estação nesta linha ferroviária. Vão também ser acrescentadas novas estradas de acesso ao parque a partir da autoestrada.
“Trazer um parque temático e um resort de nível mundial para o Reino Unido é uma grande oportunidade e faz parte da nossa estratégia para apresentar a marca e as experiências da Universal a novos públicos em todo o mundo. Agradecemos o incrível apoio à nossa proposta e estamos ansiosos por lhe dar vida nos próximos anos”, afirmou Mark Woodbury, presidente e diretor-executivo da Universal Destinations & Experiences.
Mike Cavanagh, presidente da Comcast Corporation, acrescentou: “Não podíamos estar mais entusiasmados por dar este passo tão importante no nosso plano de criar um incrível parque temático e um resort da Universal no coração do Reino Unido, que complementa o nosso crescente negócio de parques com sede nos EUA, expandindo a nossa presença global para a Europa.”
Fonte: https://pt.euronews.com/cultura/2025/04/09/universal-revela-planos-para-o-maior-parque-tematico-da-europa-no-reino-unido