Falso anúncio surge perante um verdadeiro apelo ao boicote dos indianos à Turquia, na sequência das tensões entre Nova Deli e Islamabad.
Está a circular na Internet um anúncio fictício do governo turco, instando os turistas indianos a não cancelarem ou adiarem as suas viagens, devido às hostilidades de Nova Deli com o Paquistão.
O anúncio afirma que a grande maioria dos turcos não tem conhecimento do conflito entre a Índia e o Paquistão, que os indianos continuam a ser muito bem-vindos ao país e que estarão seguros durante a sua estadia na Turquia.
A mensagem foi partilhada nas redes sociais no contexto de um boicote turco na Índia, que inclui apelos ao boicote de viagens à Turquia e ao corte de relações com empresas e universidades turcas, depois de Ancara ter apoiado rapidamente Islamabad no conflito.
Vários meios de comunicação social indianos chegaram mesmo a pegar na suposta declaração governamental e a divulgá-la como se fosse autêntica.
A declaração também chegou ao lado grego do X, com alguns a afirmarem que mostra que a indústria turca do turismo está em pânico e que os turistas devem considerar viajar para a Grécia, que dizem ser um aliado mais firme da Índia.

No entanto, várias pistas mostram-nos que o anúncio é falso, a começar pelo facto de ter sido supostamente partilhado pelo “Departamento de Turismo”.
Esse departamento não existe: o seu verdadeiro nome é Ministério da Cultura e do Turismo. A diferença pode ser subtil, mas é algo que um anúncio oficial do governo deveria fazer corretamente.
O alegado anúncio não aparece na lista de comunicados de imprensa oficiais recentes emitidos pelo Ministério da Cultura e do Turismo e a fotografia partilhada nas redes sociais não se parece em nada com nenhuma dessas declarações autênticas.
Além disso, nenhuma organização noticiosa turca de renome parece ter noticiado o facto.
O EuroVerify contactou o Ministério da Cultura e do Turismo, mas não obteve resposta.
No entanto, o boicote indiano contra a Turquia é muito real, depois de ter sido noticiado que o Paquistão utilizou drones turcos contra a Índia quando os dois países entraram em confronto na sequência do ataque de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia.
Cinco terroristas armados mataram 26 civis no dia 22 de abril, visando sobretudo os hindus. A polícia indiana afirmou que dois dos militantes eram de nacionalidade paquistanesa e o governo acusou o Paquistão de os apoiar.
Este último nega firmemente qualquer envolvimento no incidente.
A Turquia foi um dos países que apoiaram o Paquistão depois de a Índia ter respondido ao ataque com uma ação militar, o que suscitou apelos ao boicote do país, juntamente com o Azerbaijão, que também manifestou o seu apoio a Islamabad.
Os sites de viagens indianos afirmam que os cancelamentos de viagens para a Turquia aumentaram na última semana, com algumas empresas a desaconselharem mesmo as viagens para este país.
Fonte: https://pt.euronews.com/my-europe/2025/05/20/anuncio-falso-do-governo-turco-incita-turistas-indianos-a-ignorarem-boicote