FlyDubai amplia frota além da Boeing com grande encomenda à Airbus

Airbus garantiu o acordo no segundo dia do Dubai Airshow, após a Boeing liderar as encomendas na segunda-feira

FlyDubai, companhia irmã de baixo custo da Emirates, anunciou na terça-feira uma encomenda de 150 Airbus A321neo no Salão Aeronáutico do Dubai.

A compra, estimada em cerca de 24 mil milhões de dólares (20,71 mil milhões de euros), leva a companhia, pela primeira vez, a expandir a frota para além da Boeing. A operação mais do que duplica a atual frota da FlyDubai, e a transportadora acrescentou que tem opções para adquirir mais 100 A321neo.

A decisão surge numa altura em que o Dubai se prepara para crescer com a Emirates e a FlyDubai, planeando um aeroporto com cinco pistas nos Emirados Árabes Unidos.

A321neo é um avião de médio curso, bimotor e de corredor único, semelhante aos Boeing 737 em que a FlyDubai tem confiado desde que iniciou operações em 2009. A companhia tem atualmente 95 aviões.

Airbus e FlyDubai recusaram responder a perguntas dos jornalistas no anúncio e não esclareceram se se tratava de uma encomenda “firme”. Ambas as empresas referiram a encomenda como um “memorando de entendimento”.

“É um passo entusiasmante para ampliar e diversificar a frota e reforçar os nossos planos de expansão a longo prazo”, disse o xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e presidente executivo da Emirates e presidente da FlyDubai.

A Airbus também elogiou a FlyDubai no anúncio.

“Estamos muito impressionados com a FlyDubai, uma transportadora focada na eficiência que também oferece um produto premium”, disse Christian Scherer, presidente da divisão de aeronaves comerciais da Airbus.

No último Salão Aeronáutico do Dubai, em 2023, a FlyDubai encomendou 30 Boeing 787-9 Dreamliner por 11 mil milhões de dólares (9,49 mil milhões de euros), que serão os primeiros aviões de fuselagem larga da sua frota quando forem entregues.

Abu Dhabi: Etihad também encomenda aviões à Airbus

Também na terça-feira, a Etihad fez uma encomenda de 16 aviões Airbus, no âmbito dos esforços de expansão à medida que a sua situação financeira melhora.

A encomenda inclui seis A330-900, sete A350-1000 e três cargueiros A350F, disseram as duas empresas numa conferência de imprensa. Não divulgaram o valor do negócio. As companhias aéreas costumam negociar preços mais baixos em grandes encomendas.

A Etihad registou um lucro recorde de 476 milhões de dólares (410,71 milhões de euros) em 2024, parte da recuperação financeira da companhia sediada em Abu Dhabi. Embora ainda distante dos 5,2 mil milhões de dólares (4,49 mil milhões de euros) registados pela rival Emirates no último exercício, confirma uma recuperação significativa da Etihad.

Fonte: https://pt.euronews.com/business/2025/11/18/flydubai-amplia-frota-alem-da-boeing-com-grande-encomenda-a-airbus