Nova proposta prevê taxas turísticas sobre pernoitas em Inglaterra, alinhando cidades inglesas com as restantes europeias.
Visitantes que pernoitam em Inglaterra poderão em breve ver uma nova linha na fatura, após o governo ter avançado para permitir que presidentes de câmara das cidades introduzam taxas turísticas.
A nova taxa seria “modesta”, segundo o executivo, e abrangeria hotéis, B&Bs, alojamentos de férias e outros tipos de alojamento pago. Coloca Inglaterra em linha com a Escócia e o País de Gales, que já avançam com medidas semelhantes.
Os ministros dizem que as receitas serão usadas para desenvolver transportes, infraestruturas e a economia do turismo. Mas a proposta já gerou contestação do setor da hotelaria, que alerta para custos acrescidos numa altura em que os preços já são elevados.
Reino Unido introduz taxa turística: porquê?
Com os planos atuais, presidentes de câmara em todo o Reino Unido poderão fixar uma taxa local de visitante e reinvestir o dinheiro diretamente nas respetivas áreas.
Segundo o Governo, as receitas poderão apoiar melhorias nos transportes, espaços públicos, programas culturais e melhorias na experiência de viagem.
Inglaterra recebe mais de 130 milhões de pernoitas por ano, e responsáveis defendem que mesmo um pequeno acréscimo poderia melhorar significativamente infraestruturas e serviços públicos sem aumentar a despesa do governo central.
Os outros dois países da Grã-Bretanha já adotaram medidas semelhantes para reforçar o financiamento de necessidades locais. Na Escócia, Edimburgo vai introduzir, a partir de julho de 2026, uma taxa turística de 5 por cento sobre o custo do quarto por noite. No País de Gales, entretanto, os governos locais poderão cobrar 1,30 libras (1,50 euros) por pessoa e por noite a partir de abril de 2027.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/11/26/inglaterra-introduz-taxa-turistica-o-que-muda-para-os-viajantes
