Finlândia acolhe a mais recente Capital Europeia da Cultura

Oulu promove um programa de eventos que decorre durante todo o ano e coloca em evidência a cultura do povo sámi e as alterações climáticas.

Após um festival de abertura no último fim de semana, Oulu, na Finlândia, é agora a mais recente Capital Europeia da Cultura de 2026.

Sucede a Nova Gorica, na Eslovénia, e Gorizia, em Itália, a primeira Capital Europeia da Cultura transfronteiriça, e a Chemnitz, na Alemanha, que detiveram o título no ano passado. A cidade finlandesa apresentará um programa de eventos ao longo de todo o ano.

A pensar numa visita? Eis o que precisa de saber sobre Oulu 2026.

Principais eventos em Oulu 2026

Oulu 2026 centrará atenções nas alterações climáticas, tanto no plano cultural, ao reforçar a indústria criativa da cidade a longo prazo, como no plano literal.

  1. A vertente literal ganha destaque em junho com o lançamento do percurso artístico Relógio do Clima, com sete obras concebidas para cada local, encomendadas a artistas finlandeses e internacionais.

Entre elas, No.1574 Stone, de Rana Begum, com cinco esculturas de pedra inspiradas em glaciares e gelo marinho, e Architectural Snowflakes: Letters from Heaven, de Takahiro Iwasaki, com centenas de delicados flocos de neve simétricos que evocam a arquitetura da igreja local.

Estátua do polícia da Praça do Mercado de Oulu durante o Festival de Abertura
Estátua do polícia da Praça do Mercado de Oulu durante o Festival de Abertura Pia Kuha

Aproveitando a localização de Oulu no norte da Finlândia, o programa convida os visitantes a experimentar os célebres extremos sazonais do país.

Em meados de fevereiro, o Nallikari SnowFest reúne 10 equipas sob o tema ‘À beira-mar (Meren äärellä)’, com apenas três dias para concluírem as esculturas de neve.

Pouco depois, Nallikari, em Oulu, acolhe o Frozen People, um festival de música eletrónica realizado sobre o mar gelado.

No verão, as noites escuras dão lugar a um sol quase sem fim, com o pôr do sol a acontecer de madrugada. A cidade anfitriã tira partido disso com uma corrida do sol da meia-noite a 4 de julho, com opções dos 10 km a uma maratona.

Fotografia aérea de Oulu no inverno
Fotografia aérea de Oulu no inverno Tero Suutari

Com o encurtar dos dias, o Lumo Art & Tech Festival chega à cidade em novembro, com 10 dias de obras digitais e eventos.

Ao longo do ano, os visitantes podem descobrir e provar os sabores únicos locais no Arctic Food Lab, com eventos como o Sense Fest e o Arctic Tasting.

Cultura sámi em destaque

Os sámi, grupo indígena que tradicionalmente vive no norte da Finlândia, Suécia e Noruega, bem como em parte da Rússia, terão também oportunidade de partilhar a sua história com os visitantes.

Na ópera Ovllá, a dramaturga sámi Siri Broch Johansen leva ao palco a história da opressão do seu povo. Com muitos a terem perdido a ligação à cultura tradicional devido a políticas de assimilação forçada, a obra aborda o tema através de um enredo ficcional inspirado em histórias reais.

O Museu de Arte de Oulu transforma-se também para a primeira Trienal Sápmi, até maio, com uma exposição itinerante que apresenta arte sámi contemporânea e duodji, artesanato tradicional sámi.

O que é o programa Capital Europeia da Cultura

Desde o lançamento em 1985, mais de 60 cidades foram designadas Capital Europeia da Cultura.

Visa destacar a riqueza e a diversidade das culturas na Europa, e as cidades selecionadas veem os seus destinos colocados no mapa cultural do continente.

O número de Capitais Europeias da Cultura varia consoante o ano e já teve até nove cidades com o título em simultâneo. Em 2026, são duas: Oulu e Trenčín, na Eslováquia. Arranca em fevereiro o programa de eventos e exposições desta última.

Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2026/01/21/finlandia-acolhe-a-mais-recente-capital-europeia-da-cultura