Os operadores turísticos das montanhas Jahorina e Bjelasnica, perto de Sarajevo, começaram a alargar as suas ofertas de verão nos últimos anos.
A uma curta distância de carro da costa mediterrânica, as estâncias de montanha de média altitude, perto de Sarajevo, que tradicionalmente dependiam dos desportos de neve, estão a mudar lentamente, mas de forma firme, para atrair turistas no verão.
Apesar da escassez de registos na Bósnia, os responsáveis pelo turismo deste país montanhoso dos Balcãs, com 3,3 milhões de habitantes, afirmam que está a surgir uma tendência clara.
“Costumávamos contar com a neve, mas não há como escapar ao facto de que agora só neva e a neve só se acumula a altitudes superiores a 2500 metros, e as nossas montanhas não são assim tão altas”, afirmou Haris Fazlagic, presidente do Conselho de Turismo de Sarajevo.
Fazlagic acredita que, ao expandirem as suas ofertas de verão, as estâncias de montanha podem atrair turistas para longe do calor abrasador e dos elevados custos das tradicionais férias de praia ao longo da costa adriática da Croácia e de Montenegro. Segundo o mesmo responsável, aumentar a atração da região durante todo o ano é “o futuro do turismo”, embora reconheça que se trata de uma estratégia a longo prazo.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/08/12/ja-nao-ha-neve-suficiente-alteracoes-climaticas-estao-a-obrigar-as-estancias-balneares-da-