Aves exóticas e sumidouros: o sul da Turquia está cheio de maravilhas naturais

A região turca de Mersin é uma paragem fundamental para as aves migratórias e é um dos principais centros religiosos da Anatólia.

Neste episódio de Explore, Cinzia Rizzi descobre o distrito de Mersin, no sul da Turquia, que fica na costa do Mediterrâneo. Começamos a nossa viagem em Tarso – uma das cidades mais antigas do mundo e a cidade natal de São Paulo.

A cerca de 80 km a oeste de Mersin fica Silifke, onde Cinzia visita alguns fenómenos naturais impressionantes. Dois sumidouros, chamados Cennet e Cehennem, ou Céu e Inferno, estendem-se por 70 metros e 128 metros, respetivamente. Foram formados por erosão química há milhares de anos, quando uma corrente subterrânea fez com que os tetos das cavernas acima deles entrassem em colapso. O sumidouro do Céu pode ser facilmente explorado através de 450 degraus que levam às suas profundezas, enquanto o sumidouro do Inferno só pode ser acedido com equipamento de escalada ou a partir de uma plataforma de observação de vidro.

Os sumidouros não são as únicas belezas naturais encontradas na região. A nossa última paragem é o Delta de Göksu – uma bacia de 15.000 km ² onde o rio Göksu encontra o Mediterrâneo. Esta zona húmida selvagem e ventosa é uma das 18 Áreas Especiais de Proteção Ambiental na Turquia, com cerca de 350 espécies de aves que param aqui na sua jornada pelo Levante. Se gosta de observar aves, este é definitivamente um lugar que deve visitar.

Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2024/11/04/aves-exoticas-e-sumidouros-o-sul-da-turquia-esta-cheio-de-maravilhas-naturais

× Olá! Como podemos ajudar?