A Coreia do Norte inaugurou uma nova cervejaria de estilo ocidental na capital coreana, possivelmente só acessível à elite da cidade e aos turistas internacionais.
A capital da Coreia do Norte, Pyongyang, tem um novo restaurante e cervejaria ao estilo ocidental, localizado num dos seus mais recentes bairros, Hwasong. Trata-se de um dos três novos subúrbios construídos nos últimos dois anos, numa tentativa do governo de criar mais habitação na capital e arredores.
A cerveja do novo bar e restaurante é fornecida pela tradicional marca Taedonggang, a principal da Coreia do Norte, cujo nome é uma homenagem ao rio que atravessa o centro de Pyongyang.
A história da Taedonggang remonta ao ano de 2000, quando a Ushers Brewery, na cidade inglesa de Trowbridge, foi descontinuada. Após 175 anos de produção, a fábrica de cerveja foi a leilão. O licitante vencedor? O falecido líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-il.
Toda a fábrica de cerveja, incluindo todos os seus componentes, foi enviada para a Coreia do Norte e aí montada com a ajuda de peritos alemães, numa altura em que as relações com o Ocidente eram limitadas.
Em 2002, a Taedonggang Brewing Company ficou operacional e até começou a exportar os seus produtos para a China em 2016.
No entanto, embora a Coreia do Norte mostre ao mundo exterior uma cultura rica em torno da cerveja, a realidade para a maioria da população é bastante diferente.
A maioria dos norte-coreanos vive no campo e luta diariamente contra a pobreza. Para comprar cerveja, têm de gastar vales de alimentação, um luxo a que a maioria não se pode permitir.
Os bares de cerveja de luxo, como o restaurante de cerveja Hwasong Taedonggang, também não estão disponíveis fora de Pyongyang. A maioria das pessoas bebe cerveja caseira de baixa qualidade proveniente das pequenas cervejarias locais.
Cerca de 95% do consumo de álcool na Coreia do Norte provém de bebidas alcoólicas como o popular Soju coreano. Os restantes 5% provêm da cerveja.
Em Pyongyang, os homens recebem exclusivamente uma pequena quantidade de vales especiais de cerveja para gastar, o que corresponde a cerca de um ou dois litros por mês.
Devido a estas limitações, as cervejarias de luxo como esta serão provavelmente frequentadas apenas pela elite de Pyongyang e por um pequeno número de turistas internacionais.
Fonte: https://pt.euronews.com/2024/12/18/cerveja-para-as-massas-coreia-do-norte-abre-cervejaria-ao-estilo-ocidental-em-pyongyang