O presidente da Câmara de Bali avisou que alguns desvios à lei poderão ter consequências legais.
Bali, a ilha da Indonésia mais visitada, introduziu várias novas diretrizes para os turistas, de forma a reprimir os comportamentos inadequados, devido ao excesso de turismo.
As autoridades afirmam que as medidas rigorosas têm por objetivo salvaguardar a integridade cultural e os locais sagrados da ilha indonésia.
As regras abrangem o vestuário e o comportamento aquando da visita a templos e complexos religiosos, incluindo a proibição da entrada de mulheres menstruadas.
O presidente da Câmara advertiu que algumas transgressões poderão ter consequências legais ao abrigo da legislação indonésia.
Controlo de turistas estrangeiros em Bali
O novo regulamento foi emitido pelo governador de Bali, I Wayan Koster, a 24 de março.
“Já tínhamos emitido um regulamento semelhante, mas como as coisas mudam, temos de nos adaptar. Isto garante que o turismo em Bali se mantém respeitoso, sustentável e em harmonia com os nossos valores locais”, afirmou Koster.
As diretrizes centram-se na garantia de um “comportamento respeitoso” e na aplicação do pagamento da taxa turística de Bali.
As novas diretrizes obrigam também os turistas a recorrer a guias oficiais, a alojamentos autorizados, a respeitar as leis de trânsito e a efetuar o câmbio de moeda em estabelecimentos autorizados.
“Estou a aplicar esta circular como uma medida imediata para regular os turistas estrangeiros enquanto estão em Bali”, acrescentou Koster.
Proíbição de fotografias inadequadas e plásticos de utilização única
As novas regras exigem que os turistas usem roupas “modestas e respeitosas” e que “se comportem de forma respeitosa em sítios religiosos, restaurantes, zonas comerciais ou vias públicas“.
Os visitantes estão proibidos de dizer palavrões, causar distúrbios ou ser mal-educados para com os habitantes locais, funcionários ou outros turistas. O presidente da Câmara disse ainda que “a partilha de discursos de ódio ou de desinformação nas redes sociais também é proibida”.
Outras atividades proibidas incluem entrar em áreas de templos sagrados sem autorização, deitar lixo para o chão e trabalhar no país sem autorização.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/03/27/esperamos-respeito-bali-reprime-mau-comportamento-dos-turistas-com-novas-regras-rigorosas