Urinar no mar pode dar origem a uma multa na Costa del Sol. Já noutros locais de Espanha não é sequer permitido nadar depois da meia-noite.
Com um número recorde de turistas a chegar a Espanha este verão, a região da Costa del Sol está a tomar uma medida preventiva contra um efeito secundário menos falado do excesso de turismo: o chichi.
Inspirando-se na cidade de Vigo, no norte de Espanha, que introduziu multas até 750 euros por “evacuação fisiológica na praia ou no mar” há dois anos, Marbella está a seguir o exemplo, mais do que duplicando a sua própria multa [anteriormente de 300 euros].
Na semana passada, os vereadores de Marbella concordaram em proteger o mar, aprovando um decreto que proíbe urinar debaixo de água em 25 praias do município de Málaga.
Urinar em público também é proibido em terra, embora seja mais fácil de controlar. Ainda não se sabe como é que os nadadores-salvadores vão identificar as pessoas que fizerem chichi debaixo das ondas.
Não se pode urinar, mas é possível fumar na areia
A “evacuação fisiológica” não é a única nova proibição, que ainda terá de ser aprovada para se tornar lei. Os banhistas deixarão de poder brincar com bolas na água ou reservar uma área com um guarda-sol. Há também novas regras para manter os cães fora da água e restringi-los apenas às praias designadas para cães.
Os fumadores podem continuar a fumar na praia, mas há multas para quem deitar lixo, como pontas de cigarro ou restos de comida, na areia.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2024/07/02/fazer-chichi-no-mar-este-verao-pode-custar-lhe-750-euros