Os ministros do turismo e transporte aéreo de 54 países africanos vão participar na I Conferência Ministerial sobre o Transporte Aéreo e o Turismo em África que decorre, entre quarta e sexta-feira, na ilha cabo-verdiana do Sal.

Organizada pelo Governo de Cabo Verde, esta conferência da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e da Organização Mundial do Turismo (OMT) reúne todos os países da África e os promotores contam com um recorde de participações ministeriais.

Segundo nota do Governo cabo-verdiano, está já confirmada a participação de 54 países que estarão representados pelos ministros que tutelam os setores do turismo e do transporte aéreo e de onze companhias aéreas de outros países.

“Cabo Verde sente-se muito honrado por ter sido escolhido pela ICAO e pela OMT, como parceiro em África, para organizar a I Conferência Ministerial em África sobre a Aviação Civil e o Turismo”, afirmou o ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano.

Segundo José da Silva Gonçalves, são 54 países em África que, “pela primeira vez, vão reunir os dois setores – aviação civil e turismo”.

“Hoje sabemos que milhões de passageiros e turistas vão pela via do transporte aéreo e, nesse sentido, [os dois setores] estão interligados”, adiantou.

No encontro, que decorre em Santa Maria, ilha do Sal, irá ser feito “um balanço do caminho percorrido e dos ganhos alcançados nestes dois setores e desenvolver soluções pragmáticas com foco no futuro, procurando meios credíveis que permitam aos Estados africanos maximizar e equilibrar os benefícios do futuro desenvolvimento dos serviços turísticos e de transporte aéreo no continente”, segundo nota do Executivo cabo-verdiano.

Além de ministros do Transporte Aéreo e Aviação Civil e ministros do Turismo de todo o continente africano, marcarão presença dirigentes da ICAO e da OMT, altos funcionários governamentais, bem como especialistas desses setores e representantes de organismos internacionais e regionais africanos.

O Governo cabo-verdiano espera que a iniciativa venha a ser um marco no desenvolvimento integrado do turismo e transporte aéreo, “dois setores económicos estratégicos no desenvolvimento do continente africano”.

A OACI é uma agência especializada da ONU, estabelecida pelos Estados membros, em 1944, visando a administração e governança da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago).

A ICAO trabalha com os 192 Estados Membros da Convenção e grupos industriais para chegar a um consenso sobre as Normas e Práticas Recomendadas da aviação civil internacional e políticas de apoio para um setor de aviação civil seguro, eficiente, economicamente sustentável e ambientalmente responsável.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription