A companhia aérea angolana TAAG encomendou em 2020 seis aeronaves à canadiana De Havilland, por US$ 140 milhões. A última unidade foi entregue este sábado. 

A TAAG-Linhas Aéreas de Angola recebeu, este sábado, a última aeronave do tipo Dash 8-400, do conjunto de seis compradas pelo Executivo angolano à fabricante canadiana De Havilland.

As seis aeronaves, adquiridas em 2020, no âmbito da modernização e reestruturação da companhia de bandeira angolana, têm um custo global de 140 milhões de dólares.

O pagamento das mesmas, modelo turbo hélice, de 74 lugares, dos quais 10 em classe executiva, durará sete anos (2026), com perspectiva de se prorrogar o prazo por mais cinco.

Em solo angolano, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, a sexta aeronave, baptizada com o nome “Dande”, recebeu o primeiro “duche” por dois jatos dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

Na ocasião, o director  de operações de voos da TAAG, José Coelho, adiantou que esta aeronave vai permitir o reforço de frequências para as rotas de maior demanda.

“Com este aparelho, não abriremos novas rotas, numa primeira fase, mas vamos, sim, poder aumentar o número de frequências domésticas e regionais, no sentido de satisfazer a procura dos nossos clientes”, asseverou.

O director de operações fez saber ainda que a compra dessas aeronaves salvaguardou a componente  formação de quadros nacionais, pela fabricante, concretamente o treinamento de manuseio (pilotagem) e assistência técnica.

Por sua vez, o comandante da aeronave, Olívio Patrício, que conduziu o aparelho de Toronto (Canadá), com uma escala técnica em três países, assegurou ser segura, rápida e confortável para todos os seus ocupantes.

Sobre a aeronave

A aeronave Dash 8-400, a mais moderna na sua tipologia, é de fácil desdobramento em manobras, com baixos níveis de poluição e de consumo de combustível.

A mesma tem uma autonomia de voo de cerca de 6 horas, voando até dois mil e quinhentos metros de altitude, podendo atingir os 700 quilómetros por hora de velocidade.

O Dash 8-400 é uma aeronave económica e que reduz os custos operacionais em 30%, e tem flexibilidade comercial, pois é versátil, rápida adaptável a pistas curtas.

Actualmente, a frota TAAG é composta por 21 aeronaves, nomeadamente pelos modelos Dash 8-Q400 (seis aeronaves) e os Boeing 737-700 (sete aeronaves), 777- 200 (três aeronaves) e 777-300 (cinco aeronaves).

Escrito por: África 21 Digital

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription