Pequim - Pequim - O governo chinês vai penalizar 'os comportamentos incivilizados' dos turistas chineses, depois de incidentes que prejudicaram a imagem do país, informa a agência AIM.

Os turistas chineses que tenham um comportamento incorrecto e sejam denunciados serão incluídos numa 'lista negra' durante um ou dois anos. Também serão sujeitos a uma punição, apesar de o governo ainda não ter divulgado pormenores sobre as possíveis sanções na sua página online.

A administração do turismo da China divulgou um regulamento no qual pede aos cidadãos que tenham cuidado com o seu comportamento e se mostrem educados quando viajarem no estrangeiro.

O documento, publicado no sítio oficial na Internet do governo chinês, lembra que 'ser um turista civilizado é obrigação de todo o cidadão'.

'Ter cuidado com os vestígios culturais, respeitar os direitos dos outros, não sujar o ambiente e evitar danos em infraestruturas', são algumas das normas enumeradas de bom comportamento.

O executivo chinês pede aos departamentos da administração turística que avisem a polícia, gabinete de trânsito ou fronteiras caso presenciem comportamentos rudes dos turistas chineses.

Um dos últimos incidentes mais divulgados foi protagonizado, em Dezembro passado, por um casal de jovens chineses que viajava de avião da China para a Tailândia. Descontentes com o serviço a bordo, os jovens atiraram água a ferver, usada para preparar massa instantânea, à assistente de bordo.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription