O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) apontou o turismo como uma das “prioridades” para as parcerias com outros lideres locais e que se materializarão na cimeira que decorre no Mindelo.

Manuel de Pina, que falava à imprensa nesta quarta-feira, no Mindelo, elegeu o turismo como a “ bandeira” e como o “potencial de crescimento” do país.

“É a área que vamos trabalhar e estamos na elaboração dos planos estratégicos municipais para orientar cada território qual seria a sua vocação, do ponto de vista de desenvolvimento. Mas, todos os municípios estão a trabalhar esta perspectiva de desenvolvimento do turismo”, garantiu.

É esta perspectiva que foi abordada, assegurou, com os parceiros com quem se reuniu hoje como a Confederação Nacional de Municípios do Brasil, a Felcos da Itália, a Associação dos Municípios de Portugal, o PNUD e ainda outros que estão para chegar à ilha de São Vicente para participar na Cimeira Internacional dos Líderes Locais, que se inicia nesta tarde.

Estas missões após o encontro realizaram uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.

Relativamente à cimeira, Manuel de Pina considerou “dar corpo” aos resultados do IV Fórum Mundial realizado na cidade da Praia, e neste sentido, que estão presentes em Cabo Verde os parceiros para “afinar os passos” e realizar as “acções concretas”.

“Queremos desenvolver o país melhorando a vida as pessoas, e isso só é possível materializando os projectos concretos”, reforçou este responsável, que adianta haver “boas perspectivas” e que, cada parceiro se ocupe de uma região, por exemplo como os de Andaluzia que, garantiu, vão financiar projectos em Santa Cruz e ainda municípios do Brasil que poderão apoiar projectos de agricultura, área que se vai explorar mesmo tendo o turismo como foco.

Para isso, segundo a mesma fonte, já se fez uma primeira deslocação com os parceiros para conhecer a realidade e o que se está a fazer em Cabo Verde, com visitas pelas ilhas de Santiago, Santo Antão e agora São Vicente.

A II Cimeira Internacional dos Líderes Locais começa hoje no Mindelo e deverá reunir cerca de 150 participantes nacionais e internacionais.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription