Quatro paralisações nos transportes, incluindo greves nacionais a 28 de novembro e 12 de dezembro, podem afetar viagens na época festiva
Quem viajar para Itália poderá enfrentar perturbações significativas com uma greve geral nacional a 28 de novembro. Prevê-se a participação dos setores público e privado. A greve está marcada para durar 24 horas e deverá afetar comboios de longo curso, transportes locais, ferries, aeroportos e outras ligações de transporte.
Maior sindicato italiano, a CGIL, convocou também uma greve geral de 21 horas a 12 de dezembro, a afetar os serviços ferroviários e a somar-se às paralisações na navegação e na aviação previstas para o próximo mês.
A greve decorre desde pouco depois da meia-noite de 12 de dezembro até às 21h do mesmo dia, segundo o boletim de greves do Ministério dos Transportes.
Por que o sindicato faz greve?
Os sindicatos convocam as greves sobretudo em protesto contra o plano orçamental do Governo.
Organizações de base, entre elas Cobas, Usb, Sgb e Cub, apelaram a uma mobilização massiva esta sexta-feira, 28 de novembro, para exigir mais investimento na saúde, na educação e noutros serviços essenciais, bem como a redução da despesa militar.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/11/27/italia-enfrenta-perturbacoes-nos-transportes-devido-a-greves-gerais-em-novembro-e-dezembro
