Os hóspedes dos alojamentos locais em Itália, bem como das propriedades listadas nas plataformas Airbnb e Booking, passam agora a ser recebidos pessoalmente pelos proprietários.
Tem havido um descontentamento crescente nos principais destinos europeus devido ao aumento das propriedades listadas em plataformas como o Airbnb e também devido à perturbação que este modelo de aluguer traz aos bairros.
No início deste ano, residentes de cidades como Roma, Florença e Milão destruíram caixas de chaves, em protesto contra o fenómeno do aluguer maciço de propriedades, associado à tendência de aumento dos preços da habitação.
Agora, o governo italiano proibiu o sistema de auto-check-in, apontando “riscos para a ordem pública e a segurança”.
Isto significa que os hóspedes que ficam em alojamentos locais em Itália ou propriedades listadas no Airbnb ou no Booking, devem agora ser recebidos pessoalmente à chegada pelos proprietários.
Itália proíbe as caixas de chaves nas casas para férias
A proibição das caixas de chaves e dos sistemas de código foi assinada a 18 de novembro e entrou imediatamente em vigor.
No entanto, a polícia e as autoridades locais só agora começaram a notificar as plataformas de aluguer e os proprietários de imóveis, segundo os meios de comunicação social italianos.
A medida foi introduzida para “prevenir riscos para a ordem pública e a segurança em relação ao possível alojamento de indivíduos perigosos ou ligados a organizações criminosas ou terroristas”, afirmou o Ministério do Interior italiano.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2024/12/04/italia-proibe-caixas-de-chaves-em-alojamentos-locais-o-que-e-que-isto-significa-para-os-tu