Japão: seguranças contratados para controlar turistas que tiram selfies

Otaru está a tomar medidas para gerir o fluxo de turistas, uma vez que a sobrelotação continua no Japão.

Uma pequena e pitoresca cidade portuária no Japão contratou guardas de segurança para policiar os turistas que tiram selfies.

Conhecida pelo seu bonito canal ladeado de armazéns bem preservados dos séculos XIX e XX, Otaru está a preparar-se para o excesso de visitantes que chegam para o ano novo lunar. Localizada na ilha de Hokkaido, a cidade tem muitas encostas íngremes, que oferecem pontos de vista para o mar e fotografias dignas de serem tiradas no Instagram.

Com a expetativa de que os turistas se reúnam na famosa encosta de Funamizaka para o Festival da primavera do Ano Novo Lunar, Otaru está a intensificar os esforços contra o turismo excessivo. Os seguranças impedirão que os visitantes se aglomerem para tirar as cobiçadas fotografias do mar e do porto, entupindo a área.

Funamizaka, uma das encostas mais acentuadas de Otaru, é famosa por ter sido cenário de vários filmes, incluindo o filme japonês de 1995 “Carta de Amor” e o filme chinês de 2015 “Cidades Apaixonadas”, o que alimenta a sua popularidade.

Os habitantes locais no Japão estão a ficar cada vez mais frustrados à medida que o país se debate com o excesso de turismo e o comportamento perturbador dos turistas, como bloquear estradas para tirar fotografias e desrespeitar os costumes locais.

Dados da Organização Nacional de Turismo do Japão revelam que 33,38 milhões de pessoas visitaram o país só entre janeiro e novembro de 2024, ultrapassando o anterior recorde de 31,88 milhões estabelecido em 2019.

Turista morto enquanto tirava fotografia

As medidas de segurança de Otaru surgem depois de uma turista de 61 anos ter alegadamente entrado nos carris de uma linha de comboio local para tirar uma fotografia quando foi atingida e morta por um comboio. De acordo com o South China Morning Post, a turista estava em cima dos carris para tirar uma fotografia e não se apercebeu do comboio que se aproximava.

A morte levou os habitantes locais a manifestarem a sua preocupação com os turistas que tentam recriar cenas dos seus filmes preferidos, com incidentes de quase-morte que ocorrem quando os visitantes adotam comportamentos de risco para obter as melhores fotografias.

Segundo o West Australian, um residente disse a uma estação de televisão local que o caso era “um acidente à espera de acontecer”.

“Os turistas tiram regularmente fotografias entre as cancelas da passagem de nível. Os comboiosjá pararam várias vezes por causa disso”.

Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/01/31/japao-segurancas-contratados-para-controlar-turistas-que-tiram-selfies

× Olá! Como podemos ajudar?