Está a começar outra época dourada das viagens de comboio.
Imortalizado pela escritora Agatha Christie, o Expresso do Oriente entrou para o imaginário coletivo como como um comboio glamouroso e envolto em mistério. Agora, que vai ser objeto de uma remodelação, importa esclarecer algumas questões.
Ao longo dos seus 140 anos de história, o Expresso do Oriente apareceu sob várias formas. O original era um serviço regular que, a partir de 1883, fazia várias rotas principalmente de Paris para Istambul.
Vários operadores passaram a utilizar o nome (e ainda o fazem) para viagens que atravessam a Europa.
Se esta viagem sempre esteve na sua lista de desejos, talvez valha a pena esperar um pouco mais. Em 2026 será lançado um remake dos comboios originais: 17 carruagens que remontam às décadas de 1920 e 1930 – anteriormente conhecidas como “Nostalgie-Istanbul-Orient-Express” – estão a ser redesenhadas pelo famoso arquiteto francês Maxime d’Angeac.
Os últimos desenhos captam a primeira idade de ouro das viagens de comboio em todo o seu esplendor.
Qual será o aspeto do novo comboio Orient Express?
Qualquer que seja o seu lugar no Orient Express, estes elegantes corredores vão fazer parte da sua viagem.
Os interiores de D’Angeac estão cheios de surpresas – e ricos em influências literárias. A biblioteca pessoal do arquiteto contém obras de Ernest Hemingway, biografias da colecionadora de arte Peggy Guggenheim, a filosofia de Walter Benjamin e uma coleção de romances de Agatha Christie.
Por outras palavras, ele é o homem certo para esta remodelação. Tal como se pode ver por esta imagem do bar.
Cadeiras e banquetes de vieiras verdes, artisticamente dispostos, proporcionam espaços íntimos para conversar ou saborear cocktails com estilo. Através de grandes janelas, poderá ver as paisagens da Europa.
A carruagem-restaurante tem o mesmo glamour, de aspeto clássico em art déco inspirado nos próprios comboios. Há detalhes biográficos no teto espelhado, que é atravessado por uma série de arcos, e através de uma parede de vidro poderá ver-se “a cozinha em ação”.
Um comboio de luxo não estaria completo sem um espaço para descansar,e as novas suites do Orient Express, divididas por paredes de madeira preciosa e couro, são de sonho.
Durante o dia, um sofá e uma poltrona convidam à descontração e à leitura. Quando a noite começa a cair, uma cama de 2 x 1,40 metros espera por si.
As cabeceiras estão repletas de bordados de madeira com contas de madrepérola e bronze. As prateleiras estão decoradas com memórias de viagens e material de leitura.
E se puder dar-se ao luxo de subir mais um degrau, existe a Suite Presidencial: um espaço de 55 metros quadrados que ocupa o espaço de uma carruagem inteira do antigo Expresso Nostalgie-Istambul-Orient, que tem a sua própria entrada privada.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2024/08/13/o-novo-comboio-do-expresso-do-oriente-promete-fazer-sonhar-os-fas-de-agatha-christie