“Todos a bordo”: campanha promove férias de cruzeiro na Grécia

A Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA) lançou a campanha «All Aboard Greece» com o objetivo de promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável no setor de cruzeiros na Grécia.

A Grécia tornou-se o terceiro país mais popular para a realização de cruzeiros no Mediterrâneo, com cada vez mais navios de cruzeiro a escolherem o país, apesar da imposição de um imposto especial a partir de 21 de julho.

“A Grécia é um país marítimo e acredito que haverá um crescimento contínuo dos cruzeiros no nosso país e que a atividade foi colocada no rumo certo. A Grécia foi o primeiro país em que a atividade dos cruzeiros voltou a desenvolver-se após o coronavírus. Desde então, a Grécia tem vindo a melhorar constantemente o papel que tem no setor dos nos cruzeiros internacionais“, afirmou Theodora Riga, presidente da Associação dos Portos de Cruzeiros do Mediterrâneo (MedCruise) e presidente da Autoridade Portuária de Corfu.

Os cruzeiros geram mais de 1,1 mil milhões de euros de valor acrescentado para a economia grega e apoiam centenas de postos de trabalho nas comunidades insulares, de acordo com dados citados pela Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA, na sigla em inglês).

“Realizámos dois inquéritos, um num destino de turismo de cruzeiros já estabelecido, Heraklion, e outro num destino em ascensão, Salónica. De acordo com os resultados, temos mais de 500 empregos mantidos em Heraklion e mais de 100 empregos mantidos em Salónica devido às atividades de cruzeiros. São benefícios que chegam à comunidade local, mas também a destinos turísticos mais amplos”, afirma Thanos Pallis, professor de Economia Marítima e Portuária na Universidade do Pireu.

A fim de responder aos desafios enfrentados pelo setor e às críticas de que os cruzeiros estão a provocar um excesso de turismo em certos destinos populares, a Associação Internacional de Cruzeiros lançou uma campanha especial intitulada “All Aboad Greece”.

“Os cruzeiros são uma atividade de turismo marítimo que tem um valor acrescentado significativo para as ilhas gregas”, sublinha Manolis Koutoulakis, secretário-geral da Política Insular da Grécia.

“Não há nenhuma comunidade insular que não tenha incluído os cruzeiros nas suas prioridades ou nas atividades que gostaria de acolher. As sociedades estão interessadas em conhecer os benefícios, mas o que devemos examinar e discutir é a medida, a escala e o limite até ao qual as nossas ilhas podem assimilar esta importante atividade, que, aliás, contribui com termos económicos muito significativos, mais de 1,1 mil milhões de euros de valor acrescentado dos cruzeiros para a Grécia.

Vemos, eventualmente, pressões no exterior caracterizadas pelo excesso de turismo ou qualquer fenómeno semelhante, mas não existe tal fenómeno na Grécia. Temos apenas de gerir melhor, em termos de tempo e espaço, o grande interesse que as ilhas gregas suscitam e monopolizam”, conclui o secretário-geral da Política Insular da Grécia.

Investir nos portos gregos

A maioria dos portos do país registou um recorde de chegadas de navios de cruzeiro este ano e está a planear projetos de investimento para poder receber mais navios de cruzeiro no futuro.

Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/07/24/todos-a-bordo-campanha-promove-ferias-de-cruzeiro-na-grecia