No Azerbaijão, o inverno é a estação da aventura. As montanhas cobertas de neve, as estâncias deslumbrantes e as aldeias encantadoras proporcionam o cenário perfeito para desfrutar do frio.
Os aventureiros irão ficar maravilhados com a variedade de atividades de inverno disponíveis, de passeios com raquetes de neve e escalada no gelo a caminhadas na floresta, tudo no meio das incríveis paisagens cobertas de neve do Azerbaijão.
As atividades de inverno no Azerbaijão convidam tanto à diversão em família como a aventuras arrojadas, com momentos mais calmos, nos quais é possível aproveitar o ritmo lento da vida na montanha, com o aconchego de refeições saudáveis e da genuína hospitalidade rural.
Encostas do Cáucaso: as estâncias de inverno mais populares do Azerbaijão
As grandes montanhas do Cáucaso irrompem imponentes no meio da paisagem do norte do Azerbaijão, onde dão vida a um parque de diversões rochoso de picos e vales, coberto de neve de dezembro a março. Duas das estâncias de montanha mais populares do Azerbaijão, Shahdag e Tufandag, servem as encostas de cada lado, ambas com um ambiente animado e uma série de instalações, incluindo escolas de ski e bares para o après-ski.
Para além do ski e do snowboard, Shahdag é também lar de uma variedade de atividades de inverno, incluindo parapente, equitação, motas de neve, tubing e muito mais. Conta também com uma atração para todas as idades, o Alpine Coaster, um tobogã sinuoso que percorre os pinhais cobertos de neve e o terreno gelado de Shahdag.
Embora Shahdag e Tufandag continuem a ser as escolhas ideais para as férias de inverno no Azerbaijão, hoje iremos dar-lhe algumas opções para além destas duas estâncias, para que possa ver o inverno do Azerbaijão com outros olhos, de uma perspetiva que tanto engloba atividade de inverno como experiências culturais.
Gabala: uma base pitoresca para parapente, ski e diversão em família
Situado entre as densas florestas das encostas meridionais das montanhas do Cáucaso, o distrito de Gabala é um destino turístico para o ano inteiro que se transforma num parque de diversões de inverno de dezembro a março.
Para além de toda a diversão do ski, do snowboard e do tubing da estância de montanha de Tufandag, Gabala irá proporcionar-lhe muito tempo para pensar enquanto admira a paisagem. Visite a antiga capital fortificada e o lago Nohur, coberto de gelo, e siga o seu próprio ritmo em excursões com raquetes de neve nos declives amenos de Gabala e nas florestas intocadas do Parque Nacional de Shahdag.
O parapente é outra forma de explorar Gabala nos dias de inverno de céu limpo, com vistas imbatíveis das florestas cobertas de neve, dos rios sinuosos e das paisagens montanhosas do Azerbaijão. A segurança é primordial e os guias profissionais de parapente ajustam o equipamento às condições de inverno, o que garante uma descolagem suave a partir de uma altitude elevada, permitindo-lhe desfrutar da beleza tranquila da paisagem gelada lá em baixo.
Em alternativa, pode apanhar um teleférico nas proximidades e desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a região e o majestoso pico de Tufandag.
Guba e Gusar: trekking no vale, escalada no gelo e paragens rurais
Aninhadas entre o Monte Shahdag e o Mar Cáspio, com as capitais a apenas 15 quilómetros de distância, as regiões de Guba e Gusar são o par perfeito para o inverno.
Centenas de metros acima do nível do mar, Guba e Gusar possuem vastos vales cobertos de neve com condições ideais para caminhadas de inverno. O Monte Shahdag situa-se na região de Gusar, mas a vasta região esconde muitas opções para aventuras mais calmas, incluindo pistas remotas de ski cross-country, back-country e freeride, que permitem aos esquiadores principiantes e avançados deslizar por florestas e colinas amenas em perfeita serenidade.
É possível chegar à aldeia remota de Laza através de Gusar, onde poderá experimentar como é viver numa aldeia pacata. Percorra o trilho entre Laza e Kuzun, onde irá deparar-se com cascatas e vistas impressionantes sobre o vale. Depois disso, faça o caminho de volta até Laza, onde poderá desfrutar de um merecido chá quente e da calorosa hospitalidade aldeã.
Em janeiro, Gusar resplandece, com as suas paredes rochosas congeladas e cascatas de água gelada, a combinação de condições perfeita para os intrépidos alpinistas que anseiam por terrenos técnicos. Para garantir uma escalada segura, junte-se a uma excursão guiada com alpinistas experientes da cidade de Gusar.
A partir da cidade de Gusar, também é possível embarcar noutras aventuras, como o trilho florestal de Terrenkur, perfeito para um passeio na natureza a caminho da aldeia de Lakar.
Outra porta de entrada para as montanhas do Cáucaso é Guba, com uma capital cheia de cultura e um ambiente natural que se torna especialmente belo no inverno. A partir de Guba e em direção a oeste, mais para dentro do vale, esperam-no outros trilhos para caminhadas de inverno, com paragens opcionais em aldeias de montanha encantadoras, como Griz.
Ao longo da rota austera que liga Griz a Galakhudat, os caminhantes irão encontrar vistas sobre o desfiladeiro Gudyalchay e a Cascata de Gurgur, congelada no tempo durante os meses de inverno. Em alternativa, pode adentrar-se mais no vale e ir até Khinalig. Khinalig é uma aldeia remota no alto da montanha, quase sempre coberta de neve, Património Mundial da UNESCO, com grande importância para o antigo trilho de 200 quilómetros Köç Yolu (“Rota da Migração”).
Embora as condições possam ser extremas, devido ao frio, Khinalig é um exemplo fantástico da resiliência humana, uma vez que o povo seminómada de Khinalig migra anualmente entre as pastagens de verão e de inverno. Para os visitantes, a aldeia oferece acesso a antigos trilhos para caminhadas que levam a vistas sobre as montanhas do Cáucaso que valem muito a pena. Pode ainda comprar um par das tradicionais luvas artesanais da aldeia para manter o frio à distância!
Para mais informações sobre caminhadas nas espetaculares montanhas do norte do Azerbaijão, consulte a lista de rotas no site Web Azerbaijan Travel.
Nakhchivan: beleza invernal remota e intocada
O ambiente isolado de Nakhchivan, num enclave do extremo oeste, oferece uma experiência de inverno mais invulgar, repleta de beleza natural e património, com pontos de partida em marcos históricos como a cidade de Nakhchivan ou a cidade medieval de Ordubad.
Situada nas montanhas do Cáucaso Menor, Nakhchivan é onde se encontra a mais recente estância de ski do Azerbaijão, Agbulag, situada perto da aldeia com o mesmo nome, a cerca de 2000 metros acima do nível do mar. A estância é adequada tanto para principiantes como para esquiadores com mais experiência, com uma escola de ski, parques de diversões para toda a família e um hotel.
Na região de Shahbuz, a aldeia de Kükü atrai os amantes da natureza durante todo o ano. No inverno, os trilhos tornam-se especialmente bonitos, com oportunidades para explorar vales cobertos de neve e nascentes de água na zona, como a Gurbulag Spring, que se acredita ter propriedades terapêuticas.
A combinação de um ambiente tranquilo com um tráfego pedestre relativamente reduzido torna Nakhchivan numa joia escondida para os caminhantes que procuram um refúgio de inverno mais calmo.
Viva a magia do inverno do Azerbaijão
No Azerbaijão, a temporada de inverno abre um mundo de possibilidades para os viajantes mais ativos. Quer seja a explorar trilhos pacatos nas encostas ou a saborear a deliciosa gastronomia azerbaijana numa aldeia rural no meio montanha, o inverno no Azerbaijão capta a essência da magia desta estação.
As atividades de inverno menos conhecidas do Azerbaijão são perfeitas para aqueles que valorizam a descoberta e a tranquilidade, com um destaque da beleza indomável e sazonal do Azerbaijão fruto de acolhedores momentos de descanso pelo meio.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2024/12/06/um-conto-de-inverno-no-azerbaijao-encostas-emocionantes-e-trilhos-serenos-na-floresta