Os residentes e os visitantes foram aconselhados a evitar grandes ajuntamentos em recintos fechados e zonas onde possam ocorrer deslizamentos de rochas.
As escolas foram encerradas e as equipas de emergência foram destacadas para a ilha vulcânica grega de Santorini na segunda-feira, depois de um pico de atividade sísmica ter suscitado preocupações quanto a um terramoto potencialmente forte.
Foram também ordenadas precauções em várias ilhas vizinhas do Mar Egeu – todos destinos populares de férias de verão – depois de terem sido registados mais de 200 sismos submarinos na zona nos últimos três dias.
“Estas medidas são de precaução e as autoridades manter-se-ão vigilantes”, declarou o Ministro da Proteção Civil, Vasilis Kikilias, no final do domingo, após uma reunião de emergência do Governo em Atenas. “Pedimos aos cidadãos que sigam rigorosamente as recomendações de segurança para minimizar os riscos”.
Aqui está tudo o que precisa de saber se está em Santorini ou se tem uma viagem planeada para a ilha.
Escolas fechadas em Santorini após terramoto
Embora os especialistas gregos afirmem que os tremores, muitos com magnitudes superiores a 4,5, não estão ligados ao vulcão de Santorini, reconhecem que o padrão de atividade sísmica é motivo de preocupação.
A frequência dos tremores, que continuaram durante a noite de domingo e a segunda-feira, preocupou os residentes.
Fonte: https://pt.euronews.com/viagens/2025/02/03/terramotos-em-santorini-o-que-e-que-isso-significa-para-os-turistas-que-visitam-a-popular-